Pela intercessão da Mãe Aparecida

Na manhã deste domingo, 12 de outubro, às 09h30, celebramos com grande devoção a Missa em homenagem a Nossa Senhora Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. O tema da celebração, “VIVA mãe de Deus e nossa”, refletiu o carinho e a fé do povo brasileiro por nossa Mãe esplendorosa. Ao lado do altar, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a decoração se destacava com um esplendor singular. A composição de elementos cuidadosamente dispostos em uma paleta de tons de azul transmitia serenidade e devoção, criando um ambiente de profunda beleza e espiritualidade. A harmonia das cores e dos detalhes enaltecia ainda mais o espaço sagrado, tornando-o ainda mais acolhedor e inspirador.
A celebração foi presidida pelo Padre Pedro, que iniciou a Santa Missa destacando a importância de Nossa Senhora Aparecida como intercessora fiel do povo brasileiro. Ele ressaltou que, assim como Maria cuida de seus filhos, ela guia o Brasil com amor e proteção. Na primeira leitura, extraída do livro de Ester (Ester 5,1-2; 7,2-3), meditamos sobre a bravura de Ester ao interceder por seu povo, traçando um paralelo com a missão de Maria, que intercede por todos nós.
A segunda leitura, retirada do Apocalipse (Ap 12,1.5.13.15-16), apresentou a visão de Maria como a mulher coberta de sol e coroada de estrelas, que enfrenta adversidades, mas é amparada pela força de Deus. Padre Pedro nos chamou para enxergar em Maria uma poderosa figura de proteção e uma fonte de força para enfrentar todas as adversidades. Ela como intercessora nossa à Cristo.
O Evangelho, proclamado pelo Padre Pedro, foi retirado de João (Jo 2,1-11), narrando o primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná, quando, a pedido de sua Mãe, Ele transformou água em vinho. Esse evento, explicado pelo padre, marcou o início dos sinais que revelaram a glória de Cristo e fortaleceram a fé dos discípulos. Ele destacou que a intercessão de Maria tem grande importância em nossas vidas, assim como teve em Caná, demonstrando seu papel contínuo como mediadora junto a Jesus. Também explicou que, em hebraico, o termo “mulher” carrega o significado profundo de “mãe”, ressaltando o papel materno.
Padre Pedro nos convidou a refletir sobre o valor de nossas preces, lembrando que nossas orações devem estar em sintonia com as realidades do mundo atual. Ele enfatizou que, além de pedir por nossas necessidades materiais, devemos rezar por aqueles que sofrem, especialmente pelas crianças e pelas vítimas da guerra. Apesar de Deus atender também às necessidades materiais, o padre nos encorajou a fazer orações que promovam o bem maior, convidando-nos a entender o pedido de Maria a Jesus em Caná como um exemplo de disponibilidade para colaborar com um mundo melhor.
O padre concluiu sua homilia com um apelo à oração universal, lembrando que nossas preces devem transcender as fronteiras do Brasil, abrangendo as necessidades de todos.
Após a homilia, toda nossa comunidade uniu-se em um profundo momento de espiritualidade, ao participar da comunhão, recebendo o corpo e o sangue de Cristo. Ao final da celebração, Padre Pedro, em um gesto de carinho, distribuiu balas de goma às crianças, trazendo alegria aos pequenos e encerrando a Missa de maneira especial.
Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida continue a interceder por nós, guiando-nos sempre no caminho de fé em Cristo.

Por Helton Mendes | Pascom | Paróquia São Braz

Fotos Deni Lafraia | Pascom Paróquia São Braz

Planos de Deus

Os textos bíblicos apresentados nos convidam a refletir profundamente sobre o plano de Deus para a humanidade, especialmente em relação à criação, ao matrimônio e ao amor que Ele espera que vivamos uns com os outros.