O sábado, dia 03 de agosto, foi muito especial para os pasconeiros e amantes da comunicação de Curitiba e região. Aconteceu na PUCPR, o 1º Muticom Arquidiocesano, organizado pela Arquidiocese de Curitiba. A Pascom da Paróquia São Braz esteve presente.
O evento teve como tema “O Apostolado do Comunicador Católico”. Quem abriu o evento foi Dom Amilton Manoel da Silva, da Diocese de Guarapuava, referencial da Pascom no Paraná. Suas palavras extremamente enriquecedoras, levando entusiasmo e vigor para os comunicadores.
Segundo Dom Manoel, Cristo chama e envia comunicadores em missão. Então cada um deve dar de graça o que de graça recebeu, ou seja, compartilhar seus dons em prol da evangelização. “Sem comunicação não há missão, não há evangelização”, diz o bispo.
O comunicador católico deve ser uma pessoa capaz de estabelecer conexões, capaz de criar um ambiente fraterno. Ele não comunica uma simples mensagem, mas a própria pessoa de Cristo.
Papa Francisco diz que “ser um comunicador é cultivar e fortalecer cada broto de vida e bem”, ou seja, comunicar a verdade com humildade, firmeza e coragem.
Em tempos em que as pessoas de encontram mais de forma virtual do que frente a frente, o comunicador precisa ter em mente que do outro lado existe um ser humano, e não um amigo virtual. E muitas vezes essa pessoa está buscando respostas para sua fé. “Há muitos cristãos católicos difundindo mensagens de ódio, agressão, violência e divisão que são contraditórios ao evangelho”, alerta Dom Manoel.
Portanto, o comunicador católico deve facilitar a “cultura do encontro”, passando informações com responsabilidade. Muitos jovens estão abandonando os espaços físicos da igreja e trocando por espaços online. Pensar em novos modos para envolver e dar catequese é função do comunicador.
Oficinas
Algumas oficinas aconteceram simultaneamente durante o evento. Os comunicadores puderam escolher entre os vários temas pertinentes ao trabalho. Nomes como Fabiano Fachinni, Joka Madruga e Cleverson Teixeira formaram o time de peso de palestrantes do Muticom.
Formação
A última formação do dia teve a presença de Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba. Com o tema: “O Apostolado de Paulo”, Dom Peruzzo deu um show à parte partilhando toda sua sabedoria, seu dom em comunicar e tocar corações. Durante a formação, o bispo trouxe uma frase que pode ser considerada “ouro” para o comunicador. “Não é o que você fala, mas a paixão com que fala”, destacou Dom Peruzzo. Além de técnicas e tecnologias usadas a favor da comunicação, os pasconeiros precisam ser testemunhas vivas do amor de Deus.
Por Graci Muraro | Pascom | Paróquia São Braz