Mês Vocacional: Vocação Familiar – Dia dos Pais

Tema – Igreja: uma sinfonia vocacional

Semana passada refletimos sobre a vocação sacerdotal dentro do Mês das Vocações. Neste final de semana, segundo do mês, lembramos a Vocação Familiar, celebrando o Dia dos Pais. Na sinfonia, os casais são como os instrumentos de percussão, dando ritmo e firmeza à sinfonia. Eles constroem famílias, pequenas igrejas domésticas, onde o amor de Deus é vivido no dia a dia e transmitido às novas gerações.

Mas será que na modernidade, com a correria do dia a dia, vale a pena ter e ser família? Para Daniel Caldas, coordenador da Pastoral da Liturgia, Deus quis que Jesus fosse criado por um pai e uma mãe, e fez de sua vida o maior ministério já visto na face da Terra, então sim, vale a pena. A família é um presente e bênção do Senhor. “Pela graça de Deus, podemos enxergar os seus sinais no mundo e em nossa vida. Sabemos que as coisas do mundo continuarão tentando nos separar, contudo, também sabemos que uma casa que serve a Deus e uma família que reza unida, jamais será desamparada pelo céu”, enfatiza ele.

Em 2012, Daniel e Josiane Caldas, então namorada, receberam o convite para participar de um retiro. “Deus quis que fôssemos atraídos pelo amor de Cristo de forma absoluta, tudo se tornou secundário. Nós sempre fomos tementes a Deus, mas ali naquele momento em que estávamos apenas a sós com o Criador, experimentamos um sentimento angustiante de que éramos a ovelha perdida e com muitos lobos sedentos a toda volta. Nessa hora gritamos: ‘Jesus, filho de Davi, nos cura! ’. E, tão certo como o dia e a noite, vimos apenas luz e uma plenitude imensurável, porque já estávamos nos braços do Bom Pastor”.

O casal destaca ainda a importância de aceitar o chamado para participar de terços, retiros e da própria Santa Missa. “Com certeza um convite desses sempre é feito de coração, do coração do céu, especialmente para você amigo”, garante Daniel. Logo após terem participado do retiro, Daniel e Josiane se casaram. A união aconteceu na Paróquia Santa Bertila Boscardin, no Bairro Alto.

O sacrifício mais agradável a Deus é o sacrifício da vontade.

São Padre Pio de Pietrelccina

Daniel fez então uma promessa, oferecendo seu trabalho para a obra de Deus. Logo estava servindo como leitor, em retiros católicos na Paróquia Santa Bertila Boscardin, na Paróquia Divina Misericórdia e Instituto Servos Adoradores da Misericórdia, em Caçador – SC. “Onde Deus me manda, eu obedeço com alegria”, diz.

Na Paróquia São Braz ele participe na pastoral litúrgica desde 2018. Josiane foi catequista em nossa comunidade por três anos, Manuella é coroinha e já demonstra interesse em servir no Ministério de Música também.

Dentro desta família o amor é alimentado simplesmente respondendo “sim”, renunciando as próprias vontades e atendendo à vontade de Deus. Isso se dá através da vida de oração, honrando a vocação ao matrimônio e de ser servo do Senhor. Para Daniel, é importante que a família procure estar o máximo de tempo junta. “Gostamos de praticar esportes e procuramos não perder o ânimo no treino. O esporte reforça corpo e mente. Em casa todos têm a própria Bíblia. Sempre rezamos e lemos a palavra juntos. A Manuella sempre nos traz também o que viu no encontro da catequese para meditarmos a respeito”, destaca Daniel.

A Família Caldas sempre reza na intenção que o Espírito de Deus ilumine a humanidade. Que as pessoas estejam atentas aos sinais e voltem sua fé para Cristo Jesus, que nunca esteve fora de moda ou ultrapassado.  Afinal, quem já viu outra moda que remonta dois mil anos?

Para todas as famílias que sentirem o chamado a servir a igreja, sejam bem-vindas à Paróquia São Braz. E FELIZ DIA DOS PAIS!

Por Graci Muraro | Pascom | Paróquia São Braz

1 ano do Terço dos Homens

Nesta quarta-feira, 18 de setembro, o Terço dos Homens da Paróquia São Braz celebrou com alegria o primeiro ano em seu novo formato.