Viver o Dízimo

A homilia do último domingo foi um pouquinho diferente. Padre Pedro Vilson discorreu sobre o dízimo e iniciou sua fala destacando que pretende fazer esta pregação especial pelo menos uma vez ao ano.

O sacerdote utilizou como base para sua pregação reflexões de Dom Bruno Elizeu Versari, que em breve irá assumir a Diocese de Ponta Grossa.
Sem rodeios, Padre Pedro Vilson foi claro e objetivo. “Quando Deus promete, Deus cumpre”, afirmou. Segundo ele, os exemplos são muitos; Abrahão, Moisés, Davi e Golias. Porque Deus tem uma palavra só e precisamos confiar.

“Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência – diz o Senhor dos exércitos – e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário”.

Malaquias 3, 10.

Nosso Pároco destacou também a necessidade da contribuição ser sistemática e periódica, conforme descrito por Dom Bruno. O dízimo deve ser sempre uma porcentagem dos recebimentos. Mesmo que inicie com uma porcentagem pequena e vá aumentando a medida que o testemunho de fé for ganhando força. O dízimo é uma forma de gratidão a Deus e em conjunto com a comunidade, corrobora com o projeto divino.

Em conversa com um paroquiano, na secretaria paroquial, o homem testemunhou ao Padre Pedro que é dizimista desde 1978. Nunca passou necessidade. O dizimista não ficará milionário, pois isso não se faz necessário. Mas as bênçãos podem vir de muitas formas.

Durante a explanação, Padre Pedro falou sobre as dimensões do dízimo (religiosa, eclesial, missionária e caritativa) e finalizou convidando a comunidade a atualizar seu cadastro, ou mesmo criar o cadastro, e viver a experiência do dízimo.

Por Graci Muraro | Pascom | Paróquia São Braz