Home | Nossa História

A CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO BRAZ

A Paróquia de São Braz foi criada em 02/05/76, desmembrada da Paróquia de São José de Santa Felicidade e recebendo parte da área territorial da Paróquia Santo Antonio de Órleans, sendo atendida interinamente pelo Monsenhor Boleslau Falarz, então Vigário Geral da Arquidiocese, o qual preparou de 1973 a 1977 a então capela para ser Paróquia.

Antes mesmo de ser criada a Paróquia de São Braz, aqui também foram realizadas as Missões Redentoristas em 1975 e, como resultado das mesmas, introduziu-se o Movimento das Capelinhas, que persiste até hoje. A tradicional Festa das Capelinhas, em outubro, sempre foi a segunda maior festividade paroquial, perdendo apenas para a Festa do Padroeiro.

Em 15/05/77 foi empossado o primeiro Pároco, Padre Czeslaw Rostkowski, ainda hoje trabalhando em Brasília.

Com um espírito de empreendedor, o Padre Czeslaw promoveu a construção da casa paroquial, com recursos da comunidade e uma parte angariada com verba obtida da Polônia.

A partir de 1978 passaram a ser realizadas a Festa do Padroeiro (em fevereiro), a Festa das Capelinhas (em outubro) e as Novenas de Natal nos setores das capelinhas.

Em 01/07/78 receberam o mandato os primeiros Ministros Extraordinários da Eucaristia: Afonso Charneski (já falecido), Gema Scorsin, Cecília Oliveira, Mauro Oliveira, Carlos Antonio Scorsin e Sebastião Domingues (já falecido).

Em 07/08/78 foi iniciada a construção do salão paroquial, realizada em sistema de mutirão, com a doação de materiais e a participação de muitos voluntários em festas para angariar os recursos necessários para a grande obra.

Em abril de 1980 a Vila Maria recebeu em doação da Paróquia São José Trabalhador, da Campina do Siqueira, uma igreja de madeira e em 04/06/80 recebeu o documento de comodato da URBS dos quatro lotes da Capela. Em 25/07/80 foi sugerido a Dom Pedro o nome de Nossa Senhora do Bom Conselho para a Capela da Vila Maria, que foi inaugurada em 18/01/81.

Devido à visita do Pároco à Polônia, a Paróquia foi conduzida pelo Padre Pedro Carlesso Primo de 16/05/79 a 31/08/79.

A Casa Paroquial foi assaltada duas vezes, em 14/08/79 e em 02/10/79. Não se tem informações sobre o prejuízo sofrido.

Aos 30/10/80 foi registrada a compra do terreno onde hoje se localiza o estacionamento, resultado de doação de Celeste Scorsin, tendo uma parte desse terreno sido adquirida com recursos fornecidos pela Cúria Metropolitana.

" "Quanto melhor é uma pessoa, mais incomoda as pessoas más""
Santo Agostinho