Home | Nossa História

PRIMÓRDIOS DAS ANTIGAS CAPELAS

No início do século passado, São Braz se resumia a algumas casas e uns poucos caminhos e ruas e a nossa comunidade estava vinculada à vida e à Paróquia de Santa Felicidade, de onde os Padres vinham atender a comunidade.

A primeira missa celebrada na região de São Braz de que se tem registro foi rezada no dia 03 de fevereiro de 1906, pelo Padre Francisco Dolci.

Em 1911 foi construída uma pequena capela, que originalmente ficava em um terreno de propriedade de Joaquim Chagas, no final da hoje Rua Brasílio José Betezek, quase junto ao campo do Clube Flamenguinho, onde hoje existe um condomínio fechado, tendo sido abençoada pelo Padre João Morelli..

Como a capela ficava entranhada no meio da chácara do doador e longe da rua principal (hoje Rua Antonio Scorsin), o doador resolveu trocar por outro terreno de sua propriedade, onde hoje se situa a Faculdade São Braz e a AESBO, para transferir a capela.

Consta que, ainda no tempo da capela inicial (por volta de 1913), uma devota de nome Maria do Pilar doou uma pequena imagem de São Braz, que possivelmente trouxera da Europa. Essa imagem esteve sempre ao lado da imagem principal de nosso Padroeiro e, após as reformas de 2010, foi transferida para o alto da porta central da Igreja.

No tempo dessa segunda capela, construída nos anos 40, atuavam na comunidade como coordenadores das lideranças leigas, dentre outros, os senhores José Breda e, posteriormente, Pedro Boscardin e Antonio Ferro. E, para arcar com os custos, eram feitas barraquinhas para a venda de cachorro-quente e churrascos e a realização de  jogos da roda da fortuna e pequenos "binguinhos", sempre abrilhantados pelos disputados leilões comandados por Gravino Rossa.

A comunidade recebera em doação outro pequeno terreno onde hoje está a Igreja Matriz.

Assim, para poder crescer, o terreno da capela anterior foi trocado por outro, formando uma área maior e permitindo a construção da antiga capela de madeira no local da atual Igreja Matriz, construída aem 24 de abril de 1966.

Nessa época, o atendimento sacerdotal era feito principalmente pelo Padre Eugênio Mazzarotto, então Reitor do Seminário São José, na Órleans.

Como era apenas uma capela da Paróquia de Santa Felicidade, as celebrações eram muito espaçadas, mas ocorriam cultos, rezava-se o terço e a catequese já era feita no local.

" A oração reforça a estabilidade e a solidez espiritual da família, ajudando a fazer com que esta participe da fortaleza de Deus."
João Paulo II