Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Voz do Pároco Liturgia Expediente Fale Conosco
 
 
Home | Nossa História

PADRE IDENANDO SOBRINHO - JAN/06 A JAN/10

Pe Idenando Ramos Sobrinho
O Padre Idenando Ramos Sobrinho, em cerimônia presidida por Dom Ladislau Biernaski, então Bispo - Auxiliar, foi empossado como Pároco de São Braz no dia 15/01/2006, após 10 anos como Pároco do Santíssimo Sacramento. Em 2003 ele tinha recebido o título de Cônego.

 

O Padre Idenando, sempre entusiasta do Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, logo após assumir a Paróquia, introduziu na nossa Paróquia uma romaria mensal, sempre no primeiro sábado do mês, para aquele santuário. Após alguns momentos de oração na matriz, iniciados às 06:00, saíamos em procissão e caminhávamos cerca de 6.500 metros até o santuário (cerca de 2 horas de caminhada), onde o Padre Idenando celebrava a santa missa para o grupo. Depois, fazíamos um lanche comunitário e retornávamos em ônibus fretado.

 

Iniciada em maio de 2007 com 100 romeiros de 12 a 75 anos, nos meses iniciais contávamos com cerca de 70 pessoas; com o correr dos meses, os romeiros se reduziram a cerca de 30 pessoas até que o Padre Idenando resolveu descontinuar a romaria, após pouco mais de um ano de sua realização.

 

Outra iniciativa do Padre Idenando foi a introdução do terço dos homens, todos os domingos antes da missa vespertina. Apesar de contar com pequeno grupo de orantes (de 10 a 20), continua em atividade desde maio de 2008.

 

Em 18/09/06 foi celebrado o 1º. Casamento comunitário da Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho, com a efetivação do enlace matrimonial de 19 casais.

 

Pesquisas indicam que mais de 80% dos padres descobriram sua vocação sacerdotal e a reforçaram atuando como coroinhas.

 

Na Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho, a equipe de coroinhas e acólitos sempre foi atuante, com dezenas de participantes e apoio total do Monsenhor Francisco Fabris, que ali sempre atuou, com dedicação profunda por mais de 20 anos, mesmo tendo que se dividir com os trabalhos no Seminário São José e no Santuário Nossa Senhora do Equilíbrio.

 

Em 11/10/09, após treinamento e período de aprendizado de acordo com a metodologia da Arquidiocese, foram empossados na Capela mais 17 crianças e adolescentes como coroinhas, reforçando, ainda mais, a equipe que já atuava no local.

 

Na Igreja Matriz, após a posse do Padre Idenando, os antigos coroinhas da igreja matriz deixaram de atuar em nossas celebrações. A seu pedido, a partir de outubro de 2008, algumas catequistas se prontificaram a realizar o treinamento de formadores de coroinhas fornecido pela Arquidiocese e repassar o conteúdo para 9 crianças e adolescentes da matriz, que passaram a se reunir aos sábados para serem formados e treinados para atuarem como coroinhas.

 

Outra iniciativa do Padre Idenando foi a realização de diversas romarias da Paróquia para o Santuário de Santa Paulina e para Aparecida do Norte. Ele tentou, algumas vezes, levar romeiros para excursões internacionais para a Terra Santa e Itália, mas não logrou êxito devido ao alto custo dessas romarias e ao baixo poder aquisitivo de nossos paroquianos.

 

A partir de junho de 2006 a pastoral do Amor Exigente, que funcionara por muitos anos em nossa Paróquia, transferiu-se da Paróquia de São Braz para a Paróquia das Mercês.

 

Na quinta-feira santa de 2009, por iniciativa de alguns leigos atuantes da comunidade, foi retomada a encenação da Via-Sacra viva no salão paroquial e pelas ruas da Paróquia. Cumpre salientar que a Via-Sacra viva era realizada anualmente até 2005, tendo sido interrompida nos 3 anos seguintes. Nesta retomada, importante salientar a participação de novos integrantes, além da participação de diversas pessoas que antigamente atuavam na encenação mas que haviam mudado da Paróquia.

 

Em 11/01/2010 o Padre Idenando faleceu de forma trágica.

 

Devido ao estado de espírito da comunidade e das lideranças locais, a festa do Padroeiro foi cancelada e deixou de se realizar após 31 anos de continuidade.

 

Enquanto era decidido o nome do novo Pároco, o Padre Renato Burigo assumiu a responsabilidade pela comunidade. Posteriormente, o mesmo foi confirmado pelo Senhor Arcebispo Metropolitano como novo Pároco de São Braz

 
Enviar Notícia
 
  » Agenda  
  » Horário das Missas  
  » Avisos  
Edições passadas >>
 
 
 
 
 
 
  " "Se fores aquilo que Deus quer colocareis fogo no mundo""
Santa Catarina de Sena
 
 

PARÓQUIA SÃO BRAZ
Rua Antônio Escorsin, 1840
São Braz
Curitiba - PR

Fone: (41) 3024-1310

 
Projeto: Cristãos on-line   Desenvolvido por: Midia Essencial