Home | Nossa História

UMA PARÓQUIA VIVA - FATOS RELEVANTES DE 2004 A 2006

Em 21/10/2004 foi adquirido um terreno para a construção futura da Capela Jesus É O Senhor, que funciona em um imóvel cedido por terceiros, muito pequeno para as necessidades da comunidade. A equipe da Capela, depois nominada como Sagrada Família, posteriormente vendeu esse terreno e, com o resultado dessa venda, de recursos arrecadados na comunidade local e empréstimos obtidos com a Paróquia e a Cúria Metropolitana, adquiriu 2 novos terrenos em melhor situação geográfica e pretende se estruturar e construir um novo espaço físico para a Capela.

Em 2005, foi adquirido um terreno situado ao lado da Capela Nossa Senhora do Bom Conselho, onde foi construída uma casa que, no futuro, servirá como casa paroquial. Para essa empreitada, as lideranças locais conseguiram a adesão maciça da comunidade local e, com o incentivo do dízimo, de coletas, de doações diversas e da realização de festas, concluíram a obra sem ficarem quaisquer dívidas.

Nessa época, visando liberar o terreno da Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho do termo de comodato com a Prefeitura Municipal, a Paróquia promoveu uma permuta, envolvendo os 4 lotes onde está construída a Capela e o terreno de sua propriedade onde está localizado o Posto de Saúde do bairro. A Paróquia havia, há muitos anos, cedido esse terreno à Prefeitura para a construção do Posto de Saúde já que o antigo prédio ali existente estava sem utilidade para a comunidade paroquial.

Com essa troca, ganhou a comunidade vinculada à Capela, que se desvinculou do termo de comodato e ganhou toda a comunidade do bairro, que ganhou um novo Posto de Saúde.

Em 03/04/05, aconteceu a ordenação sacerdotal do jovem EMERSON DA SILVA LIPINSKI, que sempre residiu no Conjunto Fernão Dias e atuou, desde a adolescência, em diversas pastorais na Capela da Vila Maria. O Padre Emerson atua como Pároco na Lapa, mas costuma visitar nossa capela de tempos em tempos para celebrar com sua antiga comunidade, rever os tantos amigos que fez por aqui e visitar os familiares.

Pouco antes da sua despedida da nossa Paróquia, em janeiro de 2006, o Padre Ivanir consolidou a Pastoral da Comunicação. Dessa equipe, liderada pelo casal MARIE e HIRO, surgiu a Escola de Informática e Cidadania São Braz, inaugurada em 25/03/06 e que conta hoje com uma extensão na Capela Nossa Senhora do Bom Conselho, a Escola de Informática e Cidadania Vila Maria, inaugurada em 01/12/07.

No início de 2006 o Padre Ivanir foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Campo Largo, após 21 anos na nossa comunidade.

" Lembre-se: As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam."
Madre Teresa de Calcutá