Home | Nossa História

NASCEM AS CAPELAS, PASTORIAS E OS FRUTOS DA EVANGELIZAÇÃO

Em 12 de dezembro de 1995 foi criada a comunidade Jesus Cristo Ressuscitado, onde seria construída uma capela para a celebração de cultos, reuniões e uma missa mensal em um terreno recebido em comodato da Prefeitura.

Em 16 de março de 1996 foi criada a comunidade Jesus È O Senhor, na região dos Jardins Savóia e Viviane.

Em agosto de 1997 foi implantada a Pastoral da Criança na Paróquia de São Braz, com atuação mais concentrada na Capela Jesus Cristo Ressuscitado. Posteriormente a Pastoral da Criança foi implantada também em nossas outras capelas e, atualmente, atende centenas de crianças seguindo fielmente o ideal e os métodos e princípios pregados por D. Zilda Arns.

Em 25/04/99 foi inaugurada a nova capela dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho, cuja construção foi custeada pela realização de muitas festas, doações diversas de bens e recursos pela comunidade e pelo trabalho assíduo de muitos voluntários..

Gerson Rodrigues Brasil foi ordenado sacerdote em 30/01/2000. Na mesma cerimônia também foi ordenado sacerdote Fábio Endler. O Padre Gerson, depois de ordenado, foi Pároco em Mafra por alguns anos e depois foi transferido como Pároco da Paróquia de Santa Cecília, bairro Itaqui, em Campo Largo.

Em 2000, 120 leigos da Matriz e das capelas participaram de um movimento de Evangelização paroquial, visitando a totalidade das residências da Paróquia de São Braz, promovendo uma evangelização e realizando uma pesquisa sócio-religiosa-econômica na totalidade das casas, independente de as mesmas pertencerem a católicos ou não.

Em 2001 aconteceu um reavivamento e fortalecimento do Dízimo, quando a equipe do CAEP, com pleno apoio do Padre Ivanir, decidiu-se por abolir a realização de bingos em nosso salão paroquial, seja realizado pelo próprio CAEP ou por terceiros e investir efetivamente na conscientização sobre a finalidade do dízimo como mantenedora financeira dos gastos da comunidade.

Para essa maior conscientização, ocorreram palestras (até mesmo nos momentos de homilia) proferidas pelo então Tesoureiro do CAEP, Antonio Daniel Ferrassioli e também motivadas por João Albano. Desta forma, os efeitos vivos do engajamento ao dízimo, puderam ser testemunhados por diversas pessoas da comunidade.

Essa decisão de "acabar" com a realização de bingos nas Paróquias foi encampada por nosso Pároco, que promoveu um movimento a nível arquidiocesano e conseguiu a adesão de muitas delas, decisão esta que persiste até hoje em diversas outras Paróquias.

Em 2002 foi iniciado na Capela Nossa Senhora do Bom Conselho o movimento da Infância Missionária, sob a coordenação de Dalva Lipinski, visando a integração de crianças e pré-adolescentes à igreja e o incentivo às vocações sacerdotais e religiosas.

Em 22 de março de 2003 foi ordenado Diácono ANTONIO DANIEL FERRASSIOLI, que serviu em nossa Paróquia por 3 anos, até passar a se dedicar à Pastoral do Dízimo a nível arquidiocesano.

Em 28 de novembro de 2004, a comunidade das Irmãs Pias Operárias de Maria Imaculada estava em festa, pois acontecia a celebração dos Votos Perpétuos da IRMÃ VANESSA HILÁRIO, nossa antiga paroquiana, que até hoje atua em especial na equipe de animação de nossa Igreja Matriz. Era mais uma graça para a nossa comunidade paroquial, pois a messe é grande e poucos os operários e precisamos incentivar todas as vocações, sacerdotais, religiosas e missionárias, para que a mensagem do Pai seja levada a todos.

" "Se fores aquilo que Deus quer colocareis fogo no mundo""
Santa Catarina de Sena