Home | Nossa História

PADRE IVANIR LEONARDI - UM EDIFICADOR

O Padre Ivanir foi empossado como Pároco de São Braz em 15/09/84 pelo Monsenhor Oswaldo Neumann, Chanceler e Vigário Geral da Arquidiocese.

O lema do Padre Ivanir ao tomar posse foi " Eu vim para servir".

O Padre Ivanir continuou residindo no Seminário São José até 02/12/86, onde lecionava e ocupava o cargo de Ecônomo, além de coordenar a Pastoral Vocacional da Arquidiocese.

Em 1984 veio residir na Paróquia para estudar no Seminário São José o seminarista Dorli Ribeiro, que coordenou a catequese e auxiliou na secretaria e na celebração de cultos e aqui permaneceu até 09/02/86, quando se transferiu para São Paulo e posteriormente foi ordenado Padre em Urubici (SC), em 14/05/88. Hoje trabalha em Florianópolis.

O Padre Ivanir, tendo uma nova visão sobre evangelizar, passou a celebrar cerca de 20 missas comunitárias em casas onde se rezavam as Novenas de Natal a partir de 1984, mantendo esse costume durante toda a sua permanência na Paróquia.

Em 18/12/84, retornando de uma missa comunitária noturna realizada na casa de Francisco e Dirce Escorsin, o Padre Ivanir se acidentou com a Kombi que dirigia, ficando seriamente ferido, com permanência em UTI e risco de morte por diversos dias e ausência da Paróquia, devido à internação hospitalar, por cerca de 40 dias, retornando no dia 29/01/85.

Durante sua hospitalização, o Padre Ivanir foi acompanhado e cuidado, em especial, pelos paroquianos Anita e Joviniano Pereira, Claudinei Lafraia e Jandira Alessi (a qual atuou como secretária da Paróquia por diversos anos, além de coordenar por mais de 15 anos o Movimento das Capelinhas e promover o "binguinho" mensal pelas vocações). No seu retorno após a recuperação, o Padre Ivanir fez questão de agradecer efusivamente a esses paroquianos pelos cuidados recebidos.

De 23/06/85 a 03/07/85 recebemos a visita pastoral de Dom Pedro Fedalto, Arcebispo Metropolitano, que se reuniu com os diversos movimentos e pastorais, visitou escolas e celebrou com grupos de reflexão e com a comunidade paroquial.

D. Pedro se entusiasmou com a afirmação categórica do Padre Ivanir de que " se dentro de dez anos a Paróquia não formar nenhum sacerdote não merece ter padre".

Em outro testemunho, manifestou "profundo agradecimento ao Padre Ivanir que, em pouco tempo, soube unir seus paroquianos, duramente provados durante três anos".

O Padre Ivanir incentivou as vocações desde a infância, organizando uma equipe de coroinhas, em quantidade oscilando entre 30 e 50 meninos e meninas, para ajudar nas celebrações e com reunião mensal de formação com seu assessoramento pessoal. Mesmo nos dias úteis era usual a presença de até 6 coroinhas por missa.

Em 19/04/85 foi reestruturada a Pastoral do Dízimo, deixando de ser feita cobrança domiciliar e passando a utilizar envelopes colocados em urna na secretaria paroquial, com o assessoramento do pessoal do Dízimo durante as missas de final de semana, nos moldes que persistem eficazes até os dias atuais.

Desde o início de sua missão, o Padre Ivanir mostrou-se um visionário incentivador do uso dos meios de comunicação nas reuniões em geral e nas celebrações litúrgicas. Introduziu o uso de projeção de slides e posteriormente o uso de televisão e vídeo-cassete, com a exibição de cantos, avisos, filmes religiosos e palestras gravadas.

O Padre Ivanir realizava pessoalmente filmagens das reuniões e celebrações e fazia gravações sobre temas religiosos, transmitindo-os não somente na Paróquia como também nas reuniões a nível de Setor e Área de Pastoral Arquidiocesana. Posteriormente foi informatizada a secretaria da Paróquia e usado o computador para a transmissão via televisão durante as missas e reuniões, exibindo palestras e documentários sobre temas religiosos, além de cânticos, textos e imagens bíblicas.

O Padre Ivanir também incentivou e apoiou a criação do informativo paroquial Nova Vida, elaborado por Antonio Daniel Ferrassioli, em janeiro de 1991.

Além disso, foi um motivador ferrenho da participação leiga em todas as atividades da Paróquia, do Setor e da Arquidiocese, incentivando e ajudando o surgimento e formação de diversas lideranças leigas em todos os campos (litúrgico, pastoral, catequético e econômico).

" Lembre-se: As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam."
Madre Teresa de Calcutá