Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Voz do Pároco Liturgia Expediente Fale Conosco
 
 
Home | Coroinhas

Quem são os Coroinhas

Coroinha

(do latim pueri chori, "menino do coro") é uma criança ou adolescente, geralmente do sexo masculino, que auxilia os sacerdotes nas funções do altar.

Em 1994, o papa João Paulo II autorizou que meninas também servissem ao altar; a Encíclica Redemptionis sacramentum prevê essa circunstância. Atualmente, em algumas paróquias a função de coroinha é permitida também às meninas, mas sua autorização deve provir do Ordinário local.

No Brasil, confunde-se "coroinha" com "acólito", todavia, coroinha não é um ministro instituído, isto é, ordenado.

Origem do termo

Não há concordância. Há os que dizem que termo coroinha vem da antiga celebração da Santa Missa, em que partes do ritual eram cantadas em coro. Ocasionalmente, alguns dos meninos do coro eram solicitados para auxiliar os padres no altar, donde lhes foi dado o nome coroinhas. Outros que a origem do nome se deve ao fato de que os clérigos recebiam a tonsura quando ordenados - símbolo de pobreza e submissão ao Cristo. Era a raspagem do cabelo no cimo da cabeça em forma de coroa. Alguns coroinhas recebiam também uma pequena tonsura chamada "coroa", daí o nome.

Os coroinhas tem Funções liturgicas nas Missas entre elas está a função de Turiferário. Turiferário é o nome atribuído ao coroinha que é incumbido para manusear o turíbulo durante missas festivas ou dominicais. O turíbulo vai a direita da naveta assim formando o cortejo de entrada. Turiferário é função para meninos.Existe também as funções de librífero (missal),credência (cálice,galhetas,tochas,castiçais,sineta e âmbula).Existe para coroinhas mais desevolvidos a função de cruciferário que é o que "porta" a cruz celebrativa durante a entrada ao presbitério e durante a saida do qual.Há também a função de cerimoniário que é o que auxília o padre a ler as orações no missal.

Há a tentativa de não usar o nome de acólito para o coroinha para evitar a confusão entre as funções de cada um:

Coroinha (ou acólito extraordinário) - jovem que auxilia nas funções litúrgicas no altar e nas paraliturgias;

Acólito, por definição, é umas das Ordens menores anteriores ao Diaconato e ao Presbiterado. Além de auxiliar no Presbitério e nas paraliturgias também coloca e retira o Santíssimo Sacramento do cibório, píxide ou ostensório durante a cerimônia de adoração ao Santíssimo Sacramento.

As vestes litúrgicas do coroinha em geral seguem alguns padrões:

-
Batina de cor vermelha, branca, marrom ou bordô, com sobrepeliz branca;
-
Túnica branca.

Mas normalmente se vê coroinhas e acólitos com a túnica branca (é a mais comum).

O Padroeiro dos coroinhas é São Tarcísio, jovem mártir romano dos primeiros séculos da Era Cristã. Alguns consideram também Santa Maria Goretti como padroeira das meninas coroinhas. E há também uma corrente que atribui modernamente a São Domingos Sávio (também padroeiro dos adolescentes) o título de padroeiro dos coroinhas.





São considerados também anjos padroeiros:

SÃO MIGUEL ARCANJO
SÃO GABRIEL
SÃO RAFAEL



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coroinha

 
Enviar Notícia
 
  » Agenda  
  » Horário das Missas  
  » Avisos  
Edições passadas >>
 
 
 
 
 
 
  " O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios"
Santo Agostinho
 
 

PARÓQUIA SÃO BRAZ
Rua Antônio Escorsin, 1840
São Braz
Curitiba - PR

Fone: (41) 3024-1310

 
Projeto: Cristãos on-line   Desenvolvido por: Midia Essencial