Home | Pastoral da Catequese

Missa e Catequese

NÃO ESQUEÇAM, TODO PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS ACONTECE A MISSA DA CATEQUESE.

PARTICIPEM E TRAGAM UM QUILO DE ALIMENTOS PARA OS NECESSITADOS DA NOSSA COMUNIDADE.

A Santa Missa é o ato supremo do amor infinito da Santíssima Trindade ao pobre pecador.

“Só por amor se deve receber Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia, já que só por amor Ele se dá a nós”, afirmava São Francisco de Sales.

A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual dispõe o católico.

Entretanto, se não conhecemos o seu valor e significado e repetimos as orações de maneira mecânica, não usufruiremos os imensos benefícios que a missa traz.

Reflitamos um pouco mais sobre a forma de como cada um participa da Missa lendo a seguinte história:

Numa certa cidade, uma bela catedral estava sendo construída. Ela era inteiramente feita de pedras, e centenas de operários moviam-se por todos os lados para levantá-la. Um dia, um visitante ilustre passou para visitar a grande construção. O visitante observou como aqueles trabalhadores passavam, um após o outro, carregando pesadas pedras, e resolveu entrevistar três deles. A pergunta foi a mesma para todos.  - O que você está fazendo? Responderam:

-  Carregando pedras, disse o primeiro.

-  Defendendo meu pão, respondeu o segundo.

Mas o terceiro respondeu:

- Estou construindo uma catedral, onde muitos louvarão a Deus, e onde meus filhos aprenderão o caminho do céu.

Essa história relata que apesar de todos estarem realizando a mesma tarefa, porém a maneira de cada um realizar é diferente. Assim igualmente acontece com a Missa. Ela é a mesma para todos, contudo a maneira de participar é diferente, dependendo da fé e do interesse de cada um:

- Existem os que vão para cumprir um preceito;

- Há os que vão à Missa para fazer seus pedidos e orações;

- E há aqueles que vão à Missa para louvar a Deus em comunhão com seus irmãos.

Então, querida comunidade e catequizandos, sabendo de todas essas maravilhas e chamados a renovar o nosso compromisso com Jesus Cristo e com a Igreja Paroquial, como tem sido a sua participação na sua paróquia? Qual tem sido a sua experiência paroquial? Você vai à Missa todos os Domingos?

Nunca é tarde para recomeçar. Que Deus os abençõe!

" Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande."
Santa Catarina de Sena