Home | Terço dos Homens

TERÇO DOS HOMENS

UMA VISÃO GERAL SOBRE A ORIGEM E A IMPORTÂNCIA DO TERÇO (ROSÁRIO)

Breve Histórico

O Terço (Rosário) dos Homens teve o seu início em 08 de setembro 1936, na Vila Providência, hoje Itabi – SE. idealizado pelo Frei Peregrino que visitou aquele povoado a pedido do Pe. Ervêncio da Diocese de Aracajú para uma Santa Missão. Contou com a presença de mais ou menos 220 (duzentos e vinte) homens, tendo ainda hoje uma média de 100 presenças, contando com o Sr. Antonio Menezes de Souza (Seu Tutu ainda vivo), participante fundador, na época com apenas 16 anos. Hoje o Terço se ramificou em todo o estado, contando com uma média de 230 grupos. Teve como imagem padroeira N. Sra. do Perpétuo Socorro.

Em 1997, a Sra. Oneida Araújo presenciou em Maceió - AL. um grupo de homens, que trouxeram a idéia do estado de Sergipe, rezando o Terço, e a levou a para Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Depois a idéia foi levada ao Santuário da Mãe Rainha de Olinda – PE. e através dos esforços do Pe. Miguel Lencastre passou a ser divulgado inicialmente na grande Recife e outras cidades.

No ano de 2003, o referido Padre trouxe a idéia para a cidade de Fortaleza - CE., onde foi lançado na Par. Nossa Sra. da Glória na Cidade dos Funciona- rios, no dia 18 / 11 / 2003 tendo a partir desta data, graças a colaboração de alguns membros participantes, sido organizado em toda sua estrutura com a criação do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) dos Homens, formulários, um modelo de camisa para identificar os membros, a elaboração de um Estatuto Social com a finalidade de formar uma unidade onde for implantado e o site www.tercodoshomens.com.br que o levou ao restante do Brasil e para o Mundo.

Hoje, o Terço (Rosário) dos Homens já rompeu fronteiras, esta implantado em Cuba, EUA e acreditamos que em outros países devido ao grande número de downloads do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) que são baixados semanalmente do site. (média de 50 a 60).

Finalmente os pedidos de Nossa Senhora de Lourdes, Fátima e Medjugorje começaram a serem atendidos e, estão congregando uma grande quantidade de homens, homens estes que viviam afastados da Igreja.

Santuário de N. S. de Lourdes - França

» O Terço (Rosário) dos Homens segue um ritual de orações, requerendo a existência de um roteiro para manter a unidade celebrativa e sua identidade, que é o que pretendemos com apresentação deste manual «.

Que esta devoção Mariana continue se estendendo no Brasil e ao mundo, trazendo mais paz aos nossos corações e as nossas famílias.

Resumo dos pedidos nas aparições de Nossa Senhora:

Nossa Senhora de Lourdes

Em 11 de fevereiro de 1858, na vila francesa de Lourdes, às margens do rio Gave, Nossa Mãe, Santa Maria manifestou de maneira direta e próxima seu profundo amor para conosco, aparecendo-se a uma menina de 14 anos, chamada Bernardita (Bernadete) Soubirous.

“Ela vinha toda vestida de branco, com um cinto azul, um Rosário entre seus dedos e uma rosa dourada em cada pé. ·”.

Bernadete teve a idéia de rezar e tirou o Rosário. Ajoelhou-se, viu que a Senhora se persignava ao mesmo tempo em que ela. Enquanto ia passando as contas ela escutava as Ave-Marias sem dizer nada, mas passando também por suas mãos as contas do Rosário. E quando ela dizia o Glória ao Pai, Ela o dizia também, inclinando um pouco a cabeça. Terminando o rosário, sorriu para ela outra vez e retrocedendo para as sombras da grupa, desapareceu”.

Bernadete, depois da autorização do pai, voltou a gruta acompanha por várias pessoas, que com Terços e água benta esperavam esclarecer e confirmar a visão narrada por Bernadete. Ao chegar todos os presentes começaram a rezar o Rosário; é neste momento que Nossa Mãe aparece pela terceira vez. Bernadete narra assim a aparição: “Quando estávamos rezando o Terceiro Mistério, a mesma Senhora vestida de branco fez-se presente como na vez anterior”.

Nossa Senhora de Lourdes veio com o Rosário nas mãos em todas as aparições e falou da importância de rezá-lo.

Quer uma cópia do Livro de Horações do Terço dos Homens?
(Clique aqui para fazer o download)

Quer participar do Terço dos Homens?
Nos encontramos todos os Domingos, às 18h00, na Igreja.

Pedimos a Deus e nossa Mãe Rainha que derramem suas bênçãos sobre as pessoas e que possamos continuar nossos trabalhos de evangelização!

" "Se fores aquilo que Deus quer colocareis fogo no mundo""
Santa Catarina de Sena