Home | Pastoral da Comunicação

PASCOM

"A Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e intrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade".
(Coleção Estudos da CNBB, 75 nº244)

Com os dois remos, necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares; só assim, se manterá e chegará ao lugar certo.

A primeira dimensão é a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda, é a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo.

A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna.
A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.
O que faz a Pastoral da Comunicação ?

A Pastoral da Comunicação é responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de comunicação com a comunidade e entre as Pastorais e Movimentos da Paróquia, bem como de assegurar a integração. Auxilia todas as pastorais, quando solicitado, em seus trabalhos, no âmbito da comunicação e da visibilidade do serviço comunitário.
A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.
A PASCOM da paróquia de São Braz desenvolve o trabalho em nossa comunidade de divulgação das atividades paroquiais através do Jornal MOMENTOS, que já está em seu 9º ano de circulação.

Qual o foco da Pastoral da Comunicação?

A Pascom nasce do desenvolvimento da conjugação entre a importância dos meios de comunicação, estratégias da comunicação e o processo de comunicação no âmbito da evangelização. Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-la
s a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade:
·          "Eis que faço de novo todas as coisas" (Ap 21,5). (Evangelii nuntiandi 17).
·          “Toda a Igreja é missionária. A obra da evangelização é um dever fundamental do Povo de Deus.” (Ad Gentes 25)
·          “Porque, se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar!” (1 Cor 9,16)

A Pascom se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais, a Igreja.
È atividade de salvação de Jesus Cristo de onde vem toda a atividade da Igreja, que tem como tarefa de alcançar todos os seres humanos para que possam obter a Vida para sempre.
Somos tanto mais humanos, quanto mais cresce a nossa capacidade pessoal de comunicação.
Uma pastoral que não tem o grau da verdadeira comunicação é destinada a não alcançar o seu objetivo.

Coordenação da Pastoral da Comunicação
(PASCOM de nossa paróquia)

Coordenadora – Karina Muraro

Vice – Maria Graciele Muraro

Secretária – Regina Mazuroski

Marketing – Ana Caroline Muraro

Financeiro e distribuição – Ademir e Bete Muraro

Conheça um pouco de nosso trabalho

- Emissão de 95 Edições do Jornal MOMENTOS, desde 03/02/2004, edição  de 3000 exemplares por mês
- Distribuição gratuita deste informativo, com sustentação financeira independente da contribuição do dízimo Paroquial, sustentada apenas pelos anunciantes da comunidade
- Promoção, construção e manutenção do site da Paróquia de São Braz, www.paroquiasaobraz.com.br

Quer tomar parte Conosco?
O PASCOM se reune toda 3a Quarta-feira do mês,entre 20 e 21h00 na Paróquia de São Braz.
.(Ou Clique Aqui para contatar-nos)

" "Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa""
Santo Antonio