Home | Pastoral da Catequese

DESCUBRA A CATEQUESE

A catequese de iniciação cristã, distinta do Kerigma, semeia os fundamentos da fé naqueles que seguem o Senhor, iniciando-os na plenitude da vida Cristã. É o momento, em que se prepara o catequizando para conhecer, celebrar, viver e contemplar o mistério de Cristo, pondo-o não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo, para que possa participar ativamente na realização da comunidade eclesial, no anúncio, testemunho e difusão do Evangelho. Cabe a catequese:

- Ensinar e vivenciar, com solidez e responsabilidade, os princípios básicos da Doutrina Cristã Católica, para que a experiência de comungar Jesus Cristo na Eucaristia seja primeiramente uma experiência de comunhão (partilha) entre as pessoas.

Etapas da Catequese

Catequese Infantil
Se inicia aos 6 anos de idade e é realizada até que a criança tenha idade para a Iniciação Cristã I.
Objetivo: Desenvolver na criança o espírito de fraternidade complementando a educação da fé originada na família.

Iniciação Cristã I

Primeira etapa de preparação para o recebimento do sacramento da Eucaristia. Se inicia aos 9 anos de idade. Duração: 3 anos. De 9 a 12 anos
Objetivo: Educação para a oração, ao senso de confiança, gratuidade, do dom de si, da inovação, da alegre participação na vida da Igreja.

Iniciação Cristã II
Etapa de continuação após o recebimento da 1ª Eucaristia até os 12 anos.
Objetivo: Apresentar Jesus como amigo e modelo, como guia. Suscetível de provocar a admiração e, como conseqüência à imitação.
Estimular o catequizando a continuar na caminhada de amadurecimento da fé, receber o sacramento da Crisma, levar o catequizando a se engajar nos grupos de adolescentes ou jovens, e, agir como discípulo e missionário do Senhor no meio que vive.

Iniciação Cristã para Adultos

Idade mínima de 18 anos, destina-se àqueles que não receberam os sacramentos de iniciação - Batismo, Eucaristia e Crisma - os três ou a falta de um deles.

Objetivo: Entusiasmar o adulto a conhecer e seguir Jesus, aprofundar os fundamentos doutrinais da fé, que a Igreja professa, proporcionar o encontro com Cristo, apresentar e engajar aos grupos e pastorais da caminhada paroquial aprofundando o seu compromisso com Jesus Cristo através do serviço à Igreja.

" Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagrada Escritura, Deus fala conosco"
Santo Isidoro